Como atrair clientes nas Redes Sociais

De longe, esta é a maior dificuldade para qualquer empresa ou prestador de serviço, pois não basta apenas atrair público, mas sim, convertê-los em potenciais clientes.

As redes sociais mais utilizadas são de longe, o Facebook e o Instagram, por sua facilidade e amplitude de possíveis contatos, com os mais diversos segmentos, seja em gênero, idade, região, dentre outros. Mas, como atraí-los? Motivá-los a conhecer sua empresa e/ou serviço? Muitas são as ferramentas de marketing aplicáveis, mas, não exigindo muito conhecimento, poderemos lhe dar um norte básico e objetivo, que poderá aumentar suas curtidas, tanto em postagens, curtidas em suas páginas no Facebook e seguidores no Instagram.

NÃO SEJA PANFLETEIRO

Nestas redes sociais, as pessoas entram para ver PESSOAS, logo, ficar postando “Sua empresa” ou “Seu serviço”, irá torná-lo como um panfleteiro de rua, entregando panfletos para qualquer um que passe por você. Lembre: você quer público que possa ser convertido como futuro cliente.

CONHEÇA SEU PÚBLICO

Com certeza já ouviu falar em Perfil de Público e Personas, ambos são conceitos para se determinar com maior clareza seus tipos de clientes e, a partir destas informações, partir de forma mais focada em cada nicho. Por exemplo, seu maior público são homens, casados, entre 35 e 45 anos, residentes na Região Metropolitana de Porto Alegre. Não sendo muito aprofundado nestas ferramentas, mas podendo definir seus públicos em camadas, você poderá direcionar seus investimentos de acordo com o nicho de cliente desejado, desde o que mais compra até o que menos compra, fidelizando o primeiro e buscando aumentar a fatia de seu faturamento no último.

MOSTRE A SOLUÇÃO OU O RESULTADO

Lembra quando citei “Ser panfleteiro”? Pois é, muitos Profissionais Liberais e a maioria das empresas vende o produto ou seu serviço, resumidamente isto é o mais do mesmo. Lógico que há casos em que não se possa escapar disto. Veremos um exemplo na prática, sua empresa é especializada em cortar gramados, ai você faz um panfleto bonito com uma chamada “Cortamos sua grama com total eficiência, rapidez e limpeza!”, com uma foto de uma grama aparada, legal, mas se ao invés disto sua chamada for “Seu gramado mais bonito que do vizinho, limpo, aparado, só aguardando sua família.”, seguido com uma foto de uma feliz família sob um gramado. Muita diferença...

SEU CONHECIMENTO É SUA FERRAMENTA

Muitos profissionais procuram não falar de como funciona seu serviço ou segmento, dando dicas, segredos ou conselhos. Podemos entender os motivos, existirão possíveis clientes que irão procurar resolver por si, concorrentes atentos em você e como você faz, mas, dar estes presentes, com certo limite de aprofundamento, mostrará para seus clientes em potencial que você sabe e possui total tranquilidade em poder prestar este serviço, isso passará garantia, credibilidade e confiabilidade, itens primordiais para qualquer empresa, seja em venda de produtos ou prestação de serviços.


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