Conceitos básicos - Domínio

O domínio foi uma forma encontrada para que os sites não fossem “chamados” por uma sequência de números que o determinam, conhecido por IP. É muito mais fácil gravar palavras associadas ao website. O domínio é, então, o nome do site. Como um grande número de sites é criado diariamente, um grande número de domínios passa a ser utilizado diariamente.
Um domínio é formado pelo nome em si somado a um sufixo indicando o objetivo da entidade e talvez o indicativo sobre a localização da entidade. O órgão brasileiro responsável pelo registro de domínios é o Registro.br.

Exemplo: O domínio do nosso site é inovandosites.com.br
Inovandosites é o domínio + .com (indicativo de comércio) + (.br) (indicativo de localidade – Brasil)
Exemplos mais frequentes de indicativos sobre o objetivo principal da entidade:

.com -> serviços lucrativos.
.net -> serviço digital/telecomunicação.
.org -> serviço sem objetivos de lucro.
.info -> serviço informativo ou educacional.

Para criação de um domínio, é recomendado que não tenha palavras em inglês ou palavras que possam causar dúvidas de escrita ou que sejam difíceis de pronunciar, pois quando seu site for divulgado oralmente compreenderão de forma errada. Também seria importante inovar para que não existam sites parecidos com o seu e que seja relacionado à sua empresa e produto/serviço oferecido.

Agora que você já entendeu tudo sobre domínio, acompanhe nosso próximo texto a respeito de hospedagem. Você sabe o que é hospedagem?


fixo
celular
whatsapp
Inovando Sites Criação de Sites Porto Alegre