A importância do design responsivo

Em um período em que a tecnologia está cada vez mais se inovando para alcançar a praticidade e otimização, nada mais importante a se tratar do que Design Responsivo.

Responsive Web Design (RWD) é o nome do conceito usado para que o website seja adaptado a todos os dispositivos através de uma só HTML, mas com o layout ajustado a todas as resoluções em que possa ser acessado.

Desde 2010, alguns websites foram se adaptando, até o anúncio da Google de que os sites amigáveis aos dispositivos móveis serão beneficiados no ranqueamento. Quando alguém pesquisar a partir de um dispositivo móvel, os responsivos terão maior destaque, deixando os não adaptados em desvantagem.

O mobilegeddon, como foi chamada a mudança da Google, surgiu por 30% das buscas no site serem feitas de smartphones/tablets. O Brasil é o quarto maior mercado de mobilidade mundial, com cerca de 266 milhões de conexões ativas. Dessa forma, o design responsivo ganhou e ganha mais espaço.

Quando abre um site, o visitante busca, além da informação, praticidade, organização e conforto. Se não encontrar isso, não permanece no site e talvez não visita ele novamente. O site responsivo evita problemas frequentes como: sobreposição de textos, má disposição dos elementos, tamanho de links e botões ruim e constante uso do zoom na página.

Além de simplificar, um site responsivo deve contemplar o contexto em que é inserido, utilizando as ferramentas diferentes de cada dispositivo: localização ou telefonema, por exemplo, são indispensáveis a um site de comércio. A responsividade se resume a dinamismo, comodidade e adaptação.


fixo
celular
whatsapp
Inovando Sites Criação de Sites Porto Alegre